quarta-feira, 2 de maio de 2012

Entretenimento familiar: filmes da temporada de férias 2012.


Olhando para minha última postagem, faz oito meses que não apareço por aqui. Não é por não acompanhar mais o cinema, coisa que continuo fazendo e muito. Mas outras prioridades atravessaram minha vida e o blog ficou para um segundo momento. Aos poucos, volto a postar. Tem bastante filme comentado em minhas anotações pessoais – e que aos poucos vou digitando.

A postagem de hoje não é uma resenha específica como o de costume neste humilde bloguinho. Mas, o atendimento a um pedido que alguns amigos me fizeram. Preocupados em prover para suas famílias um contato saudável com a arte ou mesmo com o mero entretenimento, querem saber quais as estreias da temporada de verão americana recomendada para a família. Em semana da fulminante estreia de “Os Vingadores”, preocupação mais do que justa.

O critério é deveras simples: são considerados filmes para toda a família aqueles classificados até PG-13. Explico: na classificação estadunidense há cinco categorias analisadas de maneira bastante criteriosa quando o assunto é classificar algo para um determinado tipo de público, mas, como sempre, a decisão é de quem compra o ingresso. Lá, G (General Audiences) é certeza de que se trata de uma atração para todas as idades. O problema é que os estadunidenses consideram somente atrações absurdamente infantis – “Rugrats”, por exemplo, não se encaixa nessa categoria. PG (Parental Guide Suggested) joga para os pais o alerta de que pode não ser completamente adequado para os mais pequeninos. Às vezes uma ironia ou uma rápida expressão um pouco mais severa de um personagem pode incomodar pais mais atentos – mas, em geral, uma rápida observação dos pais de que aquilo não é exemplar resolve maiores conflitos. PG-13 (Parents Strongly Cautioned) alerta aos pais que eles realmente irão se incomodar caso menores de 13 anos assistam o conteúdo a ser apresentado. R (Restricted) não recomenda o acesso para menores de 17 anos (que, no Brasil, encontrei vários títulos “R” classificados como impróprio para 16, 14 e até 12 anos). Por fim, os NC-17 (No One 17) e os X (conteúdo erótico); que definitivamente não se enquadram no conceito atração familiar nem mesmo para o Brasil. Portanto, para os padrões brasileiros, no máximo até PG-13 pode ser uma atração recomendada para toda a família – com os devidos cuidados, é claro.
Enfim, vamos às recomendações:

“Os Vingadores” (PG13) – tem muita ação, muita pancadaria, e um visual bastante convincente. Meninos irão certamente sair do cinema absurdamente encantados com os heróis e os imitando (eu pelo menos saí da sala de cinema ainda mais fã do Hulk). Mas, as cenas são de muita pancadaria e podem incomodar pais mais severos quando o assunto é violência. Definitivamente não recomendo para famílias preocupadas com isso, pois a beleza das explosões e do ambiente de guerra é a marca do filme.

“Dark Shadows” (PG13) A velha combinação Tim Burton e Jhonny Depp que nem sempre funciona, mas que todo mundo gosta. Dessa vez, Depp interpreta um vampiro de uma série de televisão da década de 1960. Em tempos de saga Crepúsculo, o filme promete ser um bom Terrir (Terror que faz Rir). Porém, nas fotos de divulgação, o filme pode apresentar cenas de nudez e de referência ao uso de drogas.

“Battleship” (PG13): bem ao estilo “Transformers”, segue a mesma fórmula: pancadaria, destruição, máquinas e explosões em alta performance, e efeitos visuais de se tirar o fôlego.

“O Que Esperar Quando Você Está Esperando” (PG13): O título é ruim assim mesmo, mas promete chegar badalado no Brasil por ter no papel de galã o compatriota Rodrigo Santoro dividindo a tela com Cameron Diaz, Dennis Quaid, Jennifer Lopez, e tantos outros. Por se tratar de comédia romântica baseada nos temas ansiedades e gravidez, é certeza de inúmeros momentos onde o tema central será o sexo. Agora, parafraseando Cazuza, é um filme para quem já sabe que “todo dia vem a hora da sessão coruja”.

“Homens de Preto III” (PG13): não acredito que vá muito mais além dos outros dois. Portanto, não recomendado para aqueles que se incomodaram com os dois primeiros filmes apenas.

“Madagascar 3” (PG): mesmo caso de “Homens de Preto”. Com uma pequena observação: nos dois primeiros filmes houve quem se incomodou com alguns momentos de humor rude que o filme apresenta - apesar da classificação ser para todas as idades.

Por enquanto, é isso! Ósculos e amplexos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário